´

Veja como receber alertas de desastres naturais no seu celular

Medidas simples podem te livrar de grandes problemas, como é o caso e fazer o cadastro no sistema de alertas de desastres naturais, em pouco tempo você entra na lista e não precisa pagar nada por isso, é rápido e fácil.

Notícias
2 meses atrás
Veja como receber alertas de desastres naturais no seu celular

Cadastro simples

Uma ação simples, como uma mensagem SMS, pode salvar milhares de vidas em ocorrências de desastres naturais. O serviço de alertas nos celulares é gratuito e está disponível para toda a população do País, por meio de uma iniciativa encampada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As mensagens alertam para situações diversas que possam colocar em risco a comunidade de um determinado local, a exemplo das inundações registradas na última semana, na Bahia, após o rompimento de uma barragem.

“O cadastro para o envio de SMS é fundamental para preservarmos vidas e minimizarmos os prejuízos econômicos, porque o cidadão recebe com antecedência o alerta e pode se deslocar para abrigos e locais seguros. Por isso, reforçamos à população a importância de se cadastrar no sistema da Defesa Civil Nacional. É uma medida simples, mas que pode ser decisiva”, destaca o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP. E, se o usuário quiser saber quais localidades estão habilitadas naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.

Impactos do temporal no Rio de Janeiro (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Impactos do temporal no Rio de Janeiro (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Desde 2017, a partir de uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sempre que são identificadas situações de risco que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada a números cadastrados no sistema. Os avisos são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, resultado de um trabalho em conjunto com as Defesas Civis de estados e municípios. Já foram mais de 11 mil alertas encaminhados a todas as regiões do Brasil.

Engajamento

A adesão ao serviço, que já alcança 7,6 milhões de brasileiros em todo o País, torna-se ainda mais importante em regiões com risco potencial. Um exemplo são os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió, que entraram em situação de emergência devida a rachaduras e afundamento do solo, afetando as estruturas de diversos imóveis. Com uma população em risco estimada em 40 mil habitantes, quase 8 mil deles já estão cadastrados para recebimento de alertas.

“O engajamento da população é essencial. Neste caso, parte dos moradores está apta a receber os alertas por SMS e, se for necessária alguma ação de preparação ou evacuação, poderão ser avisados de uma maneira eficiente e rápida”, ressalta o coordenador de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr.

Ações coordenadas

Aliado ao envio dos alertas por SMS, a Defesa Civil Nacional também atua em coordenação com Defesas Civis estaduais e municipais para ampliar o potencial de proteção às populações, como aconteceu na última semana em Coronel João Sá (BA). A cidade foi atingida por inundações após o rompimento de uma barragem no município baiano de Pedro Alexandre.

“Enviamos alertas para a população cadastrada e, paralelamente a isso, entramos em contato com os agentes locais para efetuar a remoção de famílias que poderiam ser afetadas pelas cheias. É um trabalho coordenado e essas ações complementares têm um papel muito importante para garantir a segurança das comunidades”, reforçou o coronel Alexandre Lucas.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Meu FGTS não caiu, o que fazer?
Os brasileiros estão animados com o saque dos 500 reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas tem gente reclamado que o valor ainda não caiu na conta, neste caso...
Saque FGTS: Caixa amplia horário das agências
Como todo mundo estava esperando, começou o saque ao FGTS, o trabalhador que tem direito ao benefício poderá sacar o valor a que tem direito e complementar sua...
Veja o calendário de pagamentos do FGTS
O brasileiro está ansioso pelo recebimento dos pagamentos do FGTS, pelo calendário agora dá pra se organizar e contar com esse recurso no orçamento familiar, que vem em boa...
KC-390: Conheça o maior avião produzido na América Latina
O avião Embraer KC-390 destina-se para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo, é o primeiro de uma série de 28 aviões encomendados pela FAB (Força Aérea...
O que é mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um tema recorrente, especialmente com o progresso dos meios de comunicação informal e desvinculado das grandes mídias. Mas o que vem a ser “mobilidade...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...