buscar
´

São Paulo terá uma rede de pesquisa dedicado ao coronavírus

Universidades, campos de pesquisas (laboratórios), hospitais de SP como: Butantan, Emílio ribas, unicamp, unifesp e entre outros, então iniciando uma pesquisa científica para intervenções, tratamentos e prevenções contra a mais nova epidemia, coronavírus. Segundo David Uip médico que se apresentou em uma coletiva de imprensa onde foi iniciado o planejamento do projeto, diz que quanto mais pesquisas, melhora a ciência e a assistência dada a população em geral.

Notícias
5 meses atrás
São Paulo terá uma rede de pesquisa dedicado ao coronavírus

As pesquisas serão divididas em 3 grupos, sendo o primeiro: voltado para pesquisas centrais estaduais, nacionais e internacionais no aspecto de intervenções como, vacinas e medicamentos. O segundo grupo ficará responsável pela parte de comunicação entre os agentes operários e população. E o terceiro, ficará encarregado pelos protocolos de assistência científicos.

O que eu devo saber sobre o coronavírus?

O coronavírus (COVID19) é uma grande família viral, que causam infecções na parte respiratória. Assim são chamados pois, apresentam um aspecto de uma coroa.

O novo tipo de agente do coronavírus SARS-Cov-2, que significa Síndrome Respiratória Aguda Grave, foi encontrado na China em 31 de dezembro de 2019. O vírus pode ser facilmente confundido com um leve resfriado, pois ele começa com doenças respiratórias de leve a moderada.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas do coronavírus (COVID19) são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Tosse.

Associados aos sintomas, olhar o histórico de viagens á locais de transmissão (14 dias antes do início dos sintomas), por exemplo na China. Contato com casos suspeitos ou até confirmados em laboratório.

O período de incubação é o período entre a exposição ao agente e início dos sintomas, sendo de 2 a 14 dias.

Como o coronavírus é transmitido?

As pesquisas sobre as vias de transmissões do coronavírus ainda estão em análise, então não sabemos ao certo se ele é altamente contagioso e com que certa facilidade ele é transmissível de pessoa para pessoa. Apesar de não estar concluso, o vírus costuma se espalhar pelo ar ou por contato pessoal, seja com pessoas com infecções respiratórias agudas, com sinais e sintomas e com secreções que pode apresentar certo tipo de contaminação, como: salivas, catarro, espirros e tosse. A transmissão do vírus pode ocorrer mesmo sem o aparecimento dos sintomas. 

Como prevenir?

  • Mantenha sempre a higiene das mãos; 
  • Evite contato com pessoas que sofrem infecções respiratórias aguda;
  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentem os sinais e sintomas do vírus, e/ou pessoas que visitaram os locais de transmissão nos últimos 14 dias;
  • Sempre que tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com a sua mão, após isso sempre higienizá-la;
  • Utilizar lenços descartáveis para higienizar o nariz;

Foram confirmados 2 casos no Brasil e mais de 488 suspeitas do novo vírus então, vamos tomar cuidado e nos prevenir ao máximo. Prevenção nunca é demais.

Quais cuidados os profissionais de saúde devem ter?

Em geral, devem ter precauções como utilização de máscaras e luvas, evitar transitar pelo quarto onde está instalado algum caso de coronavírus, sempre higienizar e utilizar os padrões de prevenção. Evitar contatos pessoais, sem esses equipamentos.

Qual o tratamento para o vírus?

Não há um tratamento específico para a infecção causada. Por indicação, repouso, hidratação do corpo, uso de alguns medicamentos específicos para alivio de sinais e sintomas, como: antitérmicos e analgésicos.

Se você realizou alguma viagem para China e apresentou os sintomas de dificuldade para respirar, febre ou tosse, procure imediatamente um equipe médica para atendê-lo e descreva detalhadamente o histórico da sua viagem.

Fique sempre atento à comunicação dos agentes de saúde para nós, sempre mantenha a higiene das mãos, evite os contatos pessoais e fique ligado em todas as notícias relacionadas a essa infecção, vamos tomar o máximo de cuidado para a nossa saúde e bem estar.

*Com informações dO Olhar Digital.

USP cria respirador de baixo custo que poderá salvar vidas
O equipamento é composto de uma cúpula redonda de acrílico, por uma membrana de látex que se ajusta ao pescoço do paciente, uma almofada inflável sobre os ombros, e filtros...
O mundo está tendo enorme queda de poluição por conta da quarentena
A quarentena que o mundo está vivendo nos últimos meses não está sendo fácil para ninguém. O número de mortes vem subindo cada vez mais, familiares distantes e muitas...
Carros a gasolina e diesel poderão ser proibidos no Brasil
Daqui a 10 anos poderá ser proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis...
Reino Unido deixa a União Europeia
Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia, a comemoração oficial aconteceu na praça do Parlamento, na zona central de Londres. Até o Big...
Veja como ter a restituição do Seguro DPVAT 2020
As regras para a restituição da diferença no pagamento do DPVAT já fora divulgadas pela Seguradora Líder, responsável pelo seguro obrigatório para danos pessoais, pago...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...