buscar
´

O que Greta Thunberg tem a dizer

A jovem Greta Thunberg de 16 anos é uma ativista ambiental sueca, que ficou conhecida mundialmente por seus protestos e discursos incisivos sobre mudanças climáticas e aquecimento global.

Notícias
3 semanas atrás
O que Greta Thunberg tem a dizer

Conheça Greta Thunberg

Thunberg nasceu em 3 de janeiro de 2003 em Estocolmo, capital da Suécia, é filha do ator sueco Svante Thunberg e da cantora de ópera Malena Ernman. Ao 11 anos Greta desenvolveu um quadro de depressão, parou de falar e até de comer, neste tempo ele foi diagnosticada com síndrome de Asperger, um transtorno obsessivo-compulsivo do espectro autista que leva a pessoa a apresentar uma série de sintomas, como dificuldade de interação e comunicação, ou seja, um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, mas em que a pessoa consegue falar em outras.

Uma característica de pessoas com Asperger é o ávido interesse em saber tudo sobre coisas específicas, fato que explicar a obsessão de Greta pela crise climática e sua devoção pela causa.

Nos últimos meses, Greta se tornou uma das principais vozes sobre assuntos climáticos ao cobrar que autoridades combatam o aquecimento global, ela ficou conhecida como ativista da causa climática e se tornou líder do movimento Greve das escolas pelo clima.

Tudo começou na época que Thunberg tinha 15 anos, quando faltava da escola para protestar, todos os dias, na frente do Parlamento sueco, carregando um cartaz em que se lia skolstrejk för klimatet! (greve escolar pelo clima, em sueco) e panfletos com dados científicos sobre o aquecimento do Planeta.
A menina ganhou companhia logo nos primeiros dias de protesto, o que fez com que ela fosse até participar da Cúpula do Clima, na sede da ONU em Nova York, onde falou a líderes de 60 países e os culpou por não fazerem nada para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.

Greta tem viajado o mundo para participar de eventos e assembleias sobre o clima. Em dezembro de 2018, a ativista discursou durante o COP24, encontro da ONU sobre mudanças climáticas que aconteceu na Polônia.

Os protestos de Greta deram início ao movimento “Greve Escolar pelo Clima”, comovendo vários estudantes que foram às ruas em mais de 500 cidades no mundo contra as atuais políticas climáticas. Em sua passeata no dia 15 março de 2019, estavam presente mais de 1,5 milhões pessoas, na sua última passeata no dia 20 de setembro, foram mais de 4 milhões.

Protesto pede melhorias no mundo
Protesto pede melhorias no mundo

Com isso, a sueca acabou virando o símbolo da resistência jovem diante das mudanças climáticas, caracterizando a “Geração Greta“, onde crianças, adolescentes e jovens adultos preocupados com o futuro do planeta, defendem as causa do aquecimento global.

Críticas ao discurso de Greta

Por mais que há um grande reconhecimento por Greta Thunberg, a ativista tem sido alvo de críticas. Os discursos de Greta é o ponto que mais gera repercussões, onde criticam a agressividade da garota nos pronunciamentos.

Além disso, até a viagem que Greta fez de barco à vela movido pelo vento e 100% sustentável para a sede da ONU em Nova York, também despertou debates. De acordo com um porta voz de um dos capitães do navio usado por Greta na travessia do Atlântico, várias pessoas viajaram de avião até os EUA para trazer o barco de volta. O que contradiz com a ideia da redução aos impactos climáticos causados pelos aviões das pessoas que tiveram que voar até lá. O próprio capitão retornaria à Europa de avião, o que leva a denegação a premissa da travessia.
Apesar disso, Greta segue como uma das principais líderes dos movimentos contra a crise climática, no Instagram a menina te 5,8 milhões de seguidores e no Twitter cerca de 2,2 milhões.

*Com informações da Wiki, Exame e Super.

É hora de fazer o recadastramento de celulares pré-pagos pela Anatel
Quem usa celular pré-pago tem até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, os titulares que não fizerem o recadastramento poderão ter o serviço...
STF é contra prisão em segunda instância
O Supremo Tribunal Federal decidiu contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância. Por 6 votos a 5, a...
Como fazer o Cartão Cidadão
O Cartão do Cidadão é feito gratuitamente e tem direito qualquer pessoa que recebem algum benefício pago pela Caixa Econômica Federal, seja FGTS, Seguro-desemprego, PIS,...
Consultar FGTS: Caixa antecipa calendário de saques de até R$ 500
Ao todo 62,5 milhões de trabalhadores sem conta na Caixa Econômica Federal poderão retirar até R$ 25 bilhões. Para os correntistas do banco, o dinheiro foi depositado...
Arautos do Evangelho: grupo católico é investigado
Pouco mais de dois anos após determinar que a administração da Associação Internacional dos Arautos do Evangelho, bem com o “estilo de vida” dos membros do conselho da...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...