buscar
´

O que é o Coronavírus, entenda e proteja quem você ama

Estamos falando de um novo vírus chamado de Coronavírus. Ele teve seu epicentro na China, em Wuhan.

Notícias
2 meses atrás
O que é o Coronavírus, entenda e proteja quem você ama

Trata-se de uma mutação já conhecida família coronavírus, uma seleta classe que merece respeito e cuidado, pois foi responsável por desencadear outras doenças consideradas emergências globais (Sars e Mers).

O primeiro caso da atual transmissão foi identificado no dia 7 de janeiro de 2020. Precisamente dia 11, um mercado de frutos do mar de Wuhan foi apontado como o ponto de partida da nova infecção.

Bem como outras viroses, este pode ter transmissão entre seres humanos, seja pelo contato com objetos contaminados ou pelo ar (tosses e espirros). Sua capacidade de se disseminar pelo ar, coloca em risco pessoas imunidade debilitadas, porque não há um remédio específico para combatê-lo. Seu período de incubação é entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 dias em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença podendo evoluir para síndrome respiratória aguda grave ou pneumonia.

Principais dúvidas sobre o coronavírus

Este vírus foi capaz de vitimar mais de 200 pessoas chegando a marca dos 210 somente na China, e infectando pelo menos 9.700 por todo nosso planeta.

O Coronavírus já foi confirmado nos seguintes países:

  • Tailândia,
  • Japão,
  • Singapura,
  • Taiwan,
  • Austrália,
  • Macau,
  • Malásia,
  • Estados Unidos,
  • França,
  • Alemanha,
  • Coreia do Sul,
  • Emirados Árabes Unidos,
  • Canadá,
  • Itália,
  • Vietnã,
  • Camboja,
  • Finlândia,
  • Índia,
  • Nepal,
  • Filipinas,
  • Sri Lanka,
  • Reino Unido.

Emergência de saúde internacional

A OMS,Organização Mundial de Saúde, disse que a esta nova epidemia é uma emergência de saúde internacional.

Ou seja, o vírus é perigoso para a China e para o mundo. Esta declaração pode ser considerada um aviso para todos os Estados membros das Nações Unidas de que o órgão máximo de saúde no mundo considera a situação séria.

O Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde acompanha nove casos suspeitos até o momento, estão eles espalhados em 6 estados:

  • Minas Gerais,
  • Rio de Janeiro,
  • Santa Catarina (2 casos),
  • São Paulo (3 casos),
  • Paraná e,
  • Ceará.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aumentou o nível de alerta, por isso, o ministério orienta que viagens para a China apenas devem ser realizadas, somente, nos casos de necessidade extrema.

Nosso governo federal garantiu ter elevado a classificação de risco do país do nível 1 – alerta, para o nível 2 – perigo iminente. Esta é uma escala que chega ao nível 3, que significa emergência de saúde pública.

Quando são confirmados casos de transmissão no Brasil?

Todos os profissionais de saúde, principalmente de hospitais, estão recebendo informações de como agir em caso de confirmação do vírus no território nacional.

São considerados como caso suspeito do novo coronavírus, os pacientes que apresentem sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar. O paciente também precisa ter viajado para a China nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

O que é o coronavírus?

É um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, que geralmente, são infecções que causam doenças respiratórias de leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), identificada em 2002 e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), registrada no ano de 2012.

Como transmite?

Acredita-se que a contaminação por contato está ocorrendo. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não é conclusivo, o virus está em fase de testes.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; catarro; espirro; tosse; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Tem fonte animal?

Sim. Pode estar associados ao mercado público de frutos do mar em Wuhan. Ainda que alguns mamíferos aquáticos possam portar o coronavírus, como a baleia-beluga, também são comercializados no mercado outras classes de animais selvagens vivos, o que inclui galinhas, morcegos, coelhos e cobras — e são apontados como fontes mais prováveis.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como: Febre Tosse e Dificuldade para respirar.

Prevenção

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas. Lavar frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; evitar contato próximo com animais contaminados.

OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus

Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 18 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.

De acordo com a entidade, os casos abrangem pessoas que viajaram para Wuhan, foco do surto, ou que tiveram contato com pessoas com histórico de passagem pela cidade.

Os representantes da OMS, contudo, negaram que o anúncio signifique uma manifestação de desconfiança com a China.

“A China está tendo um novo patamar para este surto. Meu respeito e agradecimento para os profissionais de saúde que, no meio do Festival de Primavera, estão trabalhando por 24 horas, durante sete dias por semana, para salvar vidas e colocar o surto em controle”, afirmou o diretor da organização, Tedros Adhanom.

A OMS afirmou que não há necessidade de medidas para evitar viagens ou comércio internacional com a China. Além disso, apresentou um conjunto de recomendações, como apoio a países com sistemas de saúde mais precários, combate a rumores e desinformação, desenvolvimento de recursos para identificar, isolar e cuidar dos casos, além do compartilhamento de dados e conhecimento sobre o vírus.

“Países devem trabalhar juntos no espírito de solidariedade e cooperação. Estamos nessa juntos e só podemos parar juntos. Este é o tempo de fatos, não medo, para ciência, não rumores, para solidariedade, não estigma”, destacou Adhanom.

*Com informações do UOL, Agência Brasil e Ministério da Saúde.

Carros a gasolina e diesel poderão ser proibidos no Brasil
Daqui a 10 anos poderá ser proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis...
Reino Unido deixa a União Europeia
Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia, a comemoração oficial aconteceu na praça do Parlamento, na zona central de Londres. Até o Big...
Veja como ter a restituição do Seguro DPVAT 2020
As regras para a restituição da diferença no pagamento do DPVAT já fora divulgadas pela Seguradora Líder, responsável pelo seguro obrigatório para danos pessoais, pago...
Receita Federal abre lote residual do Imposto de Renda
Nesta quarta-feira (8), a Receita Federal abriu consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de...
Confira o calendário de pagamento do Bolsa Família para 2020
Quem recebe o benefício do Bolsa Família já pode se programar com o calendário de pagamentos para...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...