buscar
´

Carros a gasolina e diesel poderão ser proibidos no Brasil

Os carros elétricos são o futuro e disso todos já sabemos. Devido a poluição gerada pelos veículos movidos a combustível fóssil, a utilização de energia elétrica despontou como o principal combustível para o futuro.

Notícias
7 meses atrás
Carros a gasolina e diesel poderão ser proibidos no Brasil

Uma hora ou outra os veículos com motores a combustão serão suspensos por conta de sua extrema poluição, inclusive aqui no Brasil. Mas você já parou para pensar que essa proibição pode vir muito antes do que você imagina? Pois é isso que um projeto de lei projeta.

A proposta de Lei

A proposta de lei que planeja proibir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis foi apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Nomeada de PLS 304/2017, a proposta agora segue para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e determina que em 2030 as vendas de veículos com motores a combustão sejam suspensas e, logo em 2040, a circulação dos mesmos seja proibida. As únicas exceções seriam para veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros.

O relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), observa que a reorientação do mercado de uma cadeia produtiva insustentável é permitida pela Constituição (foto: Roque de Sá/Agência Senado)
O relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), observa que a reorientação do mercado de uma cadeia produtiva insustentável é permitida pela Constituição (foto: Roque de Sá/Agência Senado)

“Segundo nossa Lei Maior, a ordem econômica tem como princípio, entre outros, a defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação”, afirmou o relatório feito pelo relator Fabiano Contarato (Rede-ES).

Justificativa

De acordo com Ciro, a justificativa para a proposta se baseia justamente nas decisões de outros países referente ao tema. O Reino Unido e a França planejam proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, enquanto a Índia a partir de 2030, e a Noruega planeja realizar o mesmo já em 2025.

Também foi dito que é justamente esse tipo de veículo que é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, visando então a preservação do meio ambiente.

Funcionaria?

É de consenso que os veículos elétricos serão unanimidade nas ruas e os veículos movidos a combustão serão ou raríssimos ou proibidos de circularem. Não existe nenhuma saída muito diferente disso.

Acontece que, ao senador se basear em países europeus, o mesmo não deve ter levado em conta que o Brasil ainda não é um país tão preparado para receber esses veículos e suas estruturas, além é claro do preço altíssimo desses veículos por aqui.

Além disso, a chance do mercado automotivo entra em colapso por conta dos preços extremamente altos dos veículos elétrico é extremamente alta, ainda mais em tão pouco tempo.
O Brasil vai precisar proibir a venda dos veículos com motores a combustão, mas é necessário dar tempo ao tempo, afinal, a menos que um milagre aconteça, não teremos infraestrutura para fazer uma mudança tão drástica no mercado automotivo sem causar danos gravíssimos, o que vai ocorrer de maneira muito mais amena em outras nações.

*Com informações do Senado.

USP cria respirador de baixo custo que poderá salvar vidas
O equipamento é composto de uma cúpula redonda de acrílico, por uma membrana de látex que se ajusta ao pescoço do paciente, uma almofada inflável sobre os ombros, e filtros...
O mundo está tendo enorme queda de poluição por conta da quarentena
A quarentena que o mundo está vivendo nos últimos meses não está sendo fácil para ninguém. O número de mortes vem subindo cada vez mais, familiares distantes e muitas...
Reino Unido deixa a União Europeia
Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia, a comemoração oficial aconteceu na praça do Parlamento, na zona central de Londres. Até o Big...
Veja como ter a restituição do Seguro DPVAT 2020
As regras para a restituição da diferença no pagamento do DPVAT já fora divulgadas pela Seguradora Líder, responsável pelo seguro obrigatório para danos pessoais, pago...
Receita Federal abre lote residual do Imposto de Renda
Nesta quarta-feira (8), a Receita Federal abriu consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...