buscar
´

Calendário de fenômenos astronômicos previstos para 2020

2020 deve ter eclipses solares, lunares e chuvas de meteoros, para quem ama curiosidades científicas, este deve ser um ano repleto de emoções.

Notícias
8 meses atrás
Calendário de fenômenos astronômicos previstos para 2020

Os entusiastas dos fenômenos astronômicos já vão ganhar um presente na madrugada entre 31 de março e 1º de abril, quando ocorrerá a conjunção de Marte com Saturno.

“Conjunção é simplesmente uma condição de posição; quem olha da Terra, tem a impressão que os planetas estão bem próximos, quase do lado um do outro”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Marcelo Schappo.

Calendário astronômico para 2020

Calendário prevê eclipses solares, lunares e chuvas de meteoros - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Calendário prevê eclipses solares, lunares e chuvas de meteoros – Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

  • 31 de março a 1º de abril: conjunção de Marte com Saturno
  • 5 de junho: eclipse lunar penumbral
  • 5 de julho: eclipse lunar penumbral
  • 14 de julho: Júpiter em oposição
  • 20 de julho: Saturno em oposição
  • 21 de julho: eclipse solar (anular)
  • 9 de agosto: ocultação de Marte
  • 30 de novembro: eclipse penumbral
  • 13 a 14 de dezembro: chuva de meteoros
  • 14 de dezembro: eclipse solar total
  • 20 de dezembro: conjunção entre Júpiter e Saturno

Eclipse solar

Eclipse solar
Eclipse solar

Neste ano, teremos dois eclipses relacionados ao Sol. O do dia 21 de junho não será visível no Brasil. “Esse será um eclipse muito bonito de se ver porque é o chamado anular. Ele ocorre quando a Lua entra na frente do Sol, mas não completa o obscurecimento dele. Fica um anel de luz e fogo ao redor do Sol. Será ótimo de ser visto em uma faixa do continente africano”, diz Schappo.

No dia 14 de dezembro haverá um eclipse solar total, que ocorre quando a Lua passa pela frente do Sol e obscurece completamente o disco solar. “A faixa de observação da totalidade do eclipse será no Sul da América do Sul. Argentina e Chile serão os melhores locais para a observação”, informa o astrônomo.

No Brasil, esse eclipse será percebido de forma parcial, com a Lua escondendo apenas um pedaço do Sol. Quem estiver na Região Sul do país terá melhores condições de observar essa parcialidade, que ocultará de 60% a 70% do disco solar.

“Para quem estiver mais ao Norte, esse percentual será menor. Brasília, por exemplo, verá uma cobertura de cerca de 20%”, completou o astrônomo que faz um alerta: “É fundamental adotar alguns cuidados para ver eclipses solares. Jamais olhem diretamente para o Sol”.

Segundo ele, “independentemente da parcialidade, o eclipse solar é algo perigoso de se olhar sem a devida proteção”.

Para fazer a observação, a possibilidade mais barata é ir a uma loja de construção ou de ferragens e procurar por um vidro de soldador, de tonalidade 14. Basta colocar o vidro na frente dos olhos para fazer a observação do Sol, tanto durante quanto fora do eclipse.

Outra possibilidade citada por Schappo são as observações indiretas, por meio da projeção de uma sombra do eclipse em uma superfície. “Isso pode ser feito com a ajuda de um físico ou de um observatório astronômico, caso haja na cidade. Em geral, esses profissionais sabem bem como montar esse sistema de observação indireto”.

Chuvas de meteoros

Chuvas de meteoros
Chuvas de meteoros

A madrugada entre 13 e 14 de dezembro terá outro evento astronômico bastante interessante: o ápice da chuva de meteoros chamada de chuva de Gemenídeas.“Será a melhor chuva de meteoros do ano, com uma taxa de 150 meteoros a cada hora”.

Popularmente conhecido por estrelas cadentes, os meteoros poderão ser vistos com facilidade, principalmente a partir de lugares mais escuros.

“Basta olhar para o céu durante um longo período de tempo. O ideal é se afastar das luzes da cidade. A oportunidade estará associada a uma lua nova, que estará apenas 0,6% iluminada. Isso contribuirá muito para percebermos o fenômeno”, completou o astrônomo.

*Com informações da Agência Brasil.

USP cria respirador de baixo custo que poderá salvar vidas
O equipamento é composto de uma cúpula redonda de acrílico, por uma membrana de látex que se ajusta ao pescoço do paciente, uma almofada inflável sobre os ombros, e filtros...
O mundo está tendo enorme queda de poluição por conta da quarentena
A quarentena que o mundo está vivendo nos últimos meses não está sendo fácil para ninguém. O número de mortes vem subindo cada vez mais, familiares distantes e muitas...
Carros a gasolina e diesel poderão ser proibidos no Brasil
Daqui a 10 anos poderá ser proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis...
Reino Unido deixa a União Europeia
Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia, a comemoração oficial aconteceu na praça do Parlamento, na zona central de Londres. Até o Big...
Veja como ter a restituição do Seguro DPVAT 2020
As regras para a restituição da diferença no pagamento do DPVAT já fora divulgadas pela Seguradora Líder, responsável pelo seguro obrigatório para danos pessoais, pago...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...